Pular para o conteúdo principal

Carboxiterapia, você tem medo do quê?

Ouço muitas dúvidas e as vezes até abobrinhas sobre o assunto carboxiterapia.



Já ouvi perguntas, sobre os perigos de embolia e até morte.

Hoje a internet é um canal aberto e podemos nos informar certo ou errado a respeito de diversos assuntos, por isso vou colocar aqui sobre esta dúvida com algumas fontes para vocês tirarem suas conclusões: afinal é perigoso fazer carboxiterapia ou não?

Vamos a explicação:
O uso da carboxiterapia começou em 1932 numa estação termal, onde o CO2 foi utilizado em portadores de arteriopatias periféricas, onde eram submetidos a banho de imersão de água carbonada. (Leibashoff, 2006).
E em 1953, antes mesmo de eu nascer, o medico cardiologista Jean Baptiste Romuef publicou resultados terapêuticos, sobre o uso de CO2 subcutâneo.
A carboxiterapia é um gás incolor e atoxico, produzido diariamente pelo nosso organismo em grandes quantidades e eliminado pelo pulmão, enqto respiramos.

O CO2 é utilizado em videolaparoscopia para insuflação da cavidade abdominal e em histeroscopias e como contraste em arteriografias e ventriculopatias ( Ambrosi, 2005) , então como poderia fazer mal? sendo que numa cirurgia a quantidade é muito maior que o usado numa sessão de estética por exemplo.

E nos procedimento estético não-cirúrgico consiste na aplicação de injeções de gás sob a pele em tratamentos: celulite, estrias, gordura localizada, flacidez da pele e também para estimular o crescimento do cabelo. E por ser um tratamento atóxico, estimula o metabolismo celular, sem agredir o organismo.Devido ao alto poder de difusão ele é eliminado rapidamente, ficando somente o efeito de vasodilatador, que reduz efeito de embolia.
Entao, ao se difundir pelo tecido gorduroso, o gás CO2 promove uma vasodilatação melhorando a circulação e ao mesmo tempo promove a lipólise (quebra da gordura). A atuação contra a flacidez e “celulite” se dá no estímulo à produção do colágeno. A ação farmacológica do CO2 injetado envolve vasodilatação local com os conseqüentes aumentos: do fluxo sanguíneo vascular e da pressão parcial de oxigênio (PpO2) O aumento da
PpOé resultante da potencialização do efeito Bohr, ou seja, há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio,acarretando uma maior quantidade de O2 que estava retido pela hemoglobina para ficar disponível para o tecido a ser tratado.

Quem quiser se aprofundar mais sobre assunto, coloquei abaixo, algumas referencias bibliográficas.

Espero que tenha desmitificado sobre este assunto.
Boa semana!

Até próximo post!

Zuleide Felisberto




Existe hoje muitos artigos cientificos falando sobre assunto:
Leibashoff G. Carboxytherapy. In: Goldman MP, Hexsel D, eds. Cellulite: pathophysiology and treatment. New York: Taylor & Francis; 2006. p. 197-208. Brockow T, Hausner T, Dillner A, Resch KL. Clinical evidence of subcutaneous CO2 insufflations: a systematic review.J Altern Complement Med. 2000 Oct; 6(5):391-403. Ambrosi C, Delanoe G. Therapeutic effect of CO2 injected sub-cutaneously in arteriopathies of the limbs. Experimental research (author’s transl) Ann Cardiol Angeiol (Paris). 1976 Mar-Apr; 25(2):93-8. Apud In Yamaguchi C. I Annual Meeting of Aesthetic Procedures. São Paulo: Santos, 2005: 575-79 Yau, P, Watson, DI, Lafullarde, T, Jamilson, GG. An expermentalstudy of the effect of gas embolism using different laparoscopy insufflation gases. J Laparoendosc Adv Surg Tech 2000; 10: 211-6 Toryama, T et al. Effect of artificial carbon dioxide foot bathing on critical limb ischemia (Fontaine IV) in peripheral arterial disease patients. Int Angiol. 2002 Dec; 21(4): 367-73.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes e depois cicatriz de abdominoplastia

A realização do procedimento de abdominoplastia se dá através de uma incisão semelhante ao de uma cesariana, em formato de semicírculo, acima da linha dos pelos pubianos e se estende lateralmente, acompanhando a bacia.  É através desta incisão que o cirurgião retira os excessos de pele localizados na região abdominal. Quando o procedimento requer uma retirada de pele muito grande, é necessário que o umbigo seja reposicionado, visando um melhor resultado estético, o que acarretará na formação de uma pequena cicatriz localizada ao redor do umbigo, escondida na cavidade umbilical.
Precisa dizer alguma coisa? Vocês devem ter percebido ai que o medico ( esta cirurgia foi feita na Bolivia) não foi muito bom de costura e a cicatriz ficou bem perceptível, foto 1.

Observem na foto 2 que melhorou cicatriz e silhueta, fiz o tratamento na paciente para modelar o contorno, que estava meio digamos assim, meio disforme.

É visível  a melhora, mas continuamos em tratamento.

Boa noite, até proximo post!


Microagulhamento e envelhecimento

A saúde da pele é influenciada por inúmeros fatores, incluindo estilo de vida, meio ambiente, genética, hormônios, nutrição etc. 
O envelhecimento resulta em má absorção de nutrientes da pele ingeridos e entrega pobres para o alvo secundário para vascular e insuficiência linfa. A aplicação tópica de nutrientes é uma solução lógica, mas a barreira natural criada pela pele tem sempre sucesso limitado.
Na nanotecnologia a penetração aumenta, mas os efeitos do veículo no sistema são controversos. 
Ampliando os caminhos através da pele com agulhas de cosméticos para permitir que até 80 por cento mais nutrientes para penetrar provou ser seguro e eficaz. É possível obter uma melhoria significativa da hiperpigmentação, linhas finas e rugas, cicatrizes, de restauração de cabelo e até mesmo manchas UV ao longo do tempo. Alguns desejam resultados mais rápidos, que levam para o próximo passo no tratamento.
A maioria das modalidades utilizadas para o rejuvenescimento da pele incorporar o processo de c…

Acupuntura facial - Jesus luz!

Aos amantes da acupuntura. 

Um tratamento oriental milenar que equilibra o corpo e a mente.

Esta semana esta imagem causou muito tititi na net...rsrsrs...Jesus Luz fazendo acupuntura facial..
Eu já uso muito tempo no meu espaço de estética e adoro este método, porque você além de ativar órgãos, na face temos vários pontos que ativam órgãos, também ajudamos no rejuvenescimento facial.






A prevenção sempre é o melhor caminho!

Bom feriado!
Beijos!

Zuleide Felisberto
Esteticista