BENEFÍCIOS E UTILIDADE DA CANELA


(Cinnamomum zeylanicum):





Originária do Ceilão e também cultivada na América do Sul e na Índia, pode ser utilizada em pó ou em pau (casca), em molhos, bolos, doces, caldas, compotas, biscoitos, panquecas, canjicas, pães, bebidas quentes ou frias e até e algumas receitas de carne, incluindo presunto à Virginia e caças.

Bananas assadas ou fritas, tortas, arroz doce. Casca de uma planta perene natural do Ceilão, é vendida em paus ou moída, e conserva-se bem. 

Utilize os paus de canela para condimentar o frango, o carneiro ou legumes cozidos e a canela moída para pratos cozinhados e sobremesas.

O sabor é especialmente bom com maçãs, pêras e chocolate. Francês = canelle, Inglês = cinnamom ou true cinnamom, Espanhol = canela, Italiano = cannella  Introduzida na Europa pelos fenícios.

Estimulante da insulina, anticoagulante brando, combate gripe e estresse. 
Estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (USDA) indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos).]

Os efeitos, que podem ser conseguidos também ao utilizar canela em chás, beneficiam também diabéticos. Não se sabe ao certo se o consumo de canela é efetiva no combate à hipertensão arterial.

Há três estudos em andamento monitorando a questão do efeito na pressão sangüínea.

História da especiaria

A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.
É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada (em hebraicoקִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e em Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirraaloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.
No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientaisholandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.


100g de CANELA em casca contém:  Calorias:0 Glicídio:0 Proteínas:0 Lipídios:0 Cálcio:1076mg Fósforo:68mg Ferro:8.1mg 




Zuleide.


Fonte e imagens: wikipedea

Comentários

  1. Eu sabia que a canela acelerava o gasto calórico e por isso adicionada em bebidas quentes, como chocolates, para equilibrar o sabor e esquentar! Mas não imaginava que era bom para diminuir o açúcar circulante no sangue.
    Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Uau Zuleide,
    Não sabia de nada disso.
    Adorei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Zuleide
    Acabei de degustar um arroz doce com canela... gosto de leite quente com ela também...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e se quiser esclarecer alguma dúvida sobre tratamentos, fica vontade, estarei respondendo!

Postagens mais visitadas deste blog

Antes e depois cicatriz de abdominoplastia

Antes e depois - tratamento com eletroacupuntura

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A CELULITE!