Ervas: açafrão e alecrim

Hoje vou falar de duas ervas que gosto muito de usar: açafrão e alecrim, mas confesso que algumas propriedades não conhecia e depois de pesquisar fiquei ainda mais fã destas maravilhas!


Açafrão: Planta medicinal com forte efeitoantioxidante, tendo uma ação preventiva contra o câncer, pode ser encontrada em pó ou em cápsulas.



Propriedades do açafrãoAntioxidante, antiinflamatório, amargo, anticoagulante, colerético

Indicações do açafrão Na prevenção do câncer, ação antioxidante da curcumina (um composto do curcuma).
Contra os reumatismos, graças à sua forte ação antiinflamatória
Contra o excesso de colesterol
Contra a acidez gástrica, a síndrome do cólon irritavél, a "crise de fígado"
Em dermatologia, para aplicação local (por ex.: em forma de cataplasma), o açafrão pode ajudar no tratamento da psoríase.

Efeitos secundários Distúrbios gástricos (em alta dose)

Contra-indicaçõesAfecções gastro-intestinais, como oclusão das vias biliares, cálculos biliares.



Alecrim: planta medicinal diurética,aromática, antioxidante e anti-reumática, apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas.
Indicações: Contra gazes, como condimento ou aromático (cozinha), contra a tosse  para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, devido ao forte efeito antioxidante do alecrim.


Eu nunca vi flores no alecrim, adoraria que meu pé de alecrim desse flores!

Fonte e imagens: google 

Boa noite!

Comentários

  1. Eu também nunca vi flores nos pés de alecrim que já tive, nem em outros, será porque? É uma pena, queria q o meu tivesse flores.

    ResponderExcluir
  2. Zuzuu, estou amando tuas dicas!! Alecrim é uma das minhas ervas preferidas. Ela é excelente contra depressão, chegando a ser chamada de erva da alegria. Uso açafrão como condimento, indicado para doenças respiratórias tb.
    Gratidão!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e se quiser esclarecer alguma dúvida sobre tratamentos, fica vontade, estarei respondendo!

Postagens mais visitadas deste blog

Antes e depois cicatriz de abdominoplastia

Antes e depois - tratamento com eletroacupuntura

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A CELULITE!