sábado, 6 de dezembro de 2014

Porque envelhecemos?

Existe  duas formas de envelhecimento : intrínseco e extrínseco da pele.

Vamos ver na foto a diferença de uma pele que pega pouco sol, para uma pele exposta ao sol direto, vejam a diferença da pele da perna para mão, isso que eu uso filtro direto na mão, mas não usei qdo jovem.


Agora na barriga, olhem a diferença.




O envelhecimento intrínseco é decorrente do desgaste natural do organismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos e equivale ao envelhecimento de todos os órgãos, inclusive a pele.
A aparência da pele que sofreu envelhecimento extrínseco é a da pele que foi pouco exposta ao sol, como a face interna dos braços, próximo à axila. É uma pele fina, com pouca elasticidade, mais flácida e apresentando finas rugas, porém sem manchas ou alterações da sua superfície.

O envelhecimento extrínseco, ou fotoenvelhecimento, é aquele decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida.
O sol, que propicia momentos de lazer e que dá o bronzeado que aprendemos a considerar como modelo de saúde e beleza, é também o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, pois é a sua ação acumulativa sobre a pele que faz surgirem os sinais da pele envelhecida.

Como prevenir?
  • use protetores solares sempre que sair ao sol, com FPS 15 ou maior, nas áreas de pele não protegidas pelas roupas e que mais envelhecem, como a face, pescoço, colo, braços e mãos.

já as peles para aquelas pessoas que já sofreram a ação do sol e apresentam os sinais do envelhecimento cutâneo, além da proteção solar, o uso de algumas substâncias na forma de cremes, loções ou géis, podem a médio ou longo prazo reverter alguns dos efeitos do fotoenvelhecimento.
Produtos contendo ácido retinóico, adapaleno, ácido glicólico ou outros alfahidroxiácidos são utilizados para melhorar o aspecto da pele envelhecida, aumentando sua hidratação, corrigindo alterações de superfície, atenuando as manchas e melhorando a sua elasticidade.
Os melhores resultados são obtidos com os produtos a base de ácido retinóico. Esta substância atua na pele estimulando a renovação celular de sua camada mais externa (epiderme) e reestruturando o colágeno e as fibras elásticas de sua camada média (derme).
O efeito a longo prazo, é o de uma pele com superfície mais viçosa, lisa e hidratada, clareamento das manchas, atenuação das rugas finas e melhora da elasticidade. A pele adquire o aspecto de "rejuvenescida".

Mas sempre usando muito filtro solar após o uso destes produtos.

Bom final de semana com proteção solar!!
Beijos,


Fonte: dermatologia.net
Fotos: arquivos pessoais.

2 comentários:

  1. Olá,
    Muito bom esse seu alerta, pois eu mesma sempre esqueço de usar protetor nas mãos.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Geralmente esquecemos Jack, mas mão é o que mais envelhece...e colo...rsrsrsrs...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante e se quiser esclarecer alguma dúvida sobre tratamentos, fica vontade, estarei respondendo!