Pular para o conteúdo principal

Pós operatorio - Drenagem linfática x ultrasom

A DLM drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo assim, o equilíbrio hídrico dos 
espaços intersticiais. Também é responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular

As manobras são lentas, rítmicas e suaves, devendo sempre direcionar sua pressão, obedecendo ao 
sentido da drenagem linfática fisiológica. Para que o objetivo da drenagem da linfa estagnada seja atingido, é 
imprescindível obedecer a uma seqüência especifica de  regiões do corpo onde as manobras são executada.“O processo de evacuação ocorre nos linfonodos que recebem a confluência dos coletores linfáticos. Este processo libera as vias linfáticas das regiões adjacentes à zona edemaciada, ou seja, as regiões que irão receber todo o líquido drenado.”



As manobras de DLM são indicadas na prevenção e/ou tratamento de: edemas, linfedemas, fibro edema gelóide, queimaduras, enxertos, acne, sensação de cansaço nos membros inferiores, dor muscular, pré e pós-operatório de cirurgia plástica, hematomas e equimoses, olheiras e até mesmo marcas de expressão.

Vale lembrar que quanto antes se inicia o desbloqueio ganglionar e a manipulação dos tecidos linfáticos, ainda que distais, mais rápida será a recuperação do paciente. Dependerá da experiência e habilidade do esteticista a introdução precoce da DLM, para os casos de pós-cirúrgico imediatos.



Ultra- som
De ação anti-inflamatória e analgésica. normalmente introduz-se o uso do Ultra-som de 3 MHz, no modo pulsado, logo que aparecerem os primeiros sinais de fibroses (entre o 7o. e o 10o dia). Por ação de cavitação em pulso, este equipamento pode auxiliar a eliminação das fibroses e aderências. Deve-se aplicar o Ultra-som antes das sessões de Drenagem Linfática Manual.


Eu costumo utilizar o programa pós operatório do aparelho Manthus.
MANTHUS é um equipamento computadorizado, extremamente preciso e versátil, constituído por geradores de Ultra-som e Correntes para tratamento de hidrolipodistrofia ginóide, ou seja, a chamada celulite. Este equipamento foi desenvolvido especialmente para a área de estética e é capaz de realizar as chamada terapias combinadas, constituídas por um potente emissor de ultra-som (45W), associado a um gerador de estímulos elétricos tripolares, produzindo correntes estereodinâmicas de média freqüência, bem como correntes polarizadas, com grande penetração.

 O uso combinado de terapias como drenagem com ultra-som, endermologia, infravermelho, e outras, diminui a fibrose (ondulação causada por uma reação do organismo no local onde foi introduzida a cânula para a aspiração da gordura) e faz com que o corpo reaja melhor. Realizar sessões de drenagem linfática a partir do dia seguinte à cirurgia facilita a modelagem corporal, melhora a cicatrização e acelera a recuperação.
Os pacientes usam cinta compressiva durante 30 ou 40 dias para manter a postura ereta e evitar dobras na barriga. Após duas semanas, o paciente é liberado para exercícios sem impacto e peso como a caminhada. "A caminhada alivia o metabolismo e também acelera a recuperação"

O pré-operatório 
também é muito importante para evitar dores no pós-operatório. Segundo Viviani, é recomendado que o paciente também faça sessões de drenagem linfática antes de realizar a cirurgia para desintoxicar o organismo e endermologia para ativar a circulação. "Um organismo desintoxicado reage melhor"

Não esqueçam a prevenção é a melhor solução!

Beijos, Zú

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Microagulhamento e envelhecimento

A saúde da pele é influenciada por inúmeros fatores, incluindo estilo de vida, meio ambiente, genética, hormônios, nutrição etc. 
O envelhecimento resulta em má absorção de nutrientes da pele ingeridos e entrega pobres para o alvo secundário para vascular e insuficiência linfa. A aplicação tópica de nutrientes é uma solução lógica, mas a barreira natural criada pela pele tem sempre sucesso limitado.
Na nanotecnologia a penetração aumenta, mas os efeitos do veículo no sistema são controversos. 
Ampliando os caminhos através da pele com agulhas de cosméticos para permitir que até 80 por cento mais nutrientes para penetrar provou ser seguro e eficaz. É possível obter uma melhoria significativa da hiperpigmentação, linhas finas e rugas, cicatrizes, de restauração de cabelo e até mesmo manchas UV ao longo do tempo. Alguns desejam resultados mais rápidos, que levam para o próximo passo no tratamento.
A maioria das modalidades utilizadas para o rejuvenescimento da pele incorporar o processo de c…

Pele - a prevenção é o melhor caminho!

Limpe, tonifique, hidrate e proteja sua pele todos os dias! E uma vez por semana use uma máscara. A mascara semanal é uma garantia de boa alimentação a sua pele, melhorando nutrição, melhora viço e brilho da pele. 






Zuleide Felisberto esteticista

Acupuntura facial - Jesus luz!

Aos amantes da acupuntura. 

Um tratamento oriental milenar que equilibra o corpo e a mente.

Esta semana esta imagem causou muito tititi na net...rsrsrs...Jesus Luz fazendo acupuntura facial..
Eu já uso muito tempo no meu espaço de estética e adoro este método, porque você além de ativar órgãos, na face temos vários pontos que ativam órgãos, também ajudamos no rejuvenescimento facial.






A prevenção sempre é o melhor caminho!

Bom feriado!
Beijos!

Zuleide Felisberto
Esteticista