sábado, 11 de junho de 2011

Protetores solar reprovados

reprovou oito dos dez protetores com FPS 30 mais usados no país. Além disso, sete marcas foram reprovadas por conter na composição o benzophenone-3, um ingrediente que já é proibido em outros países por ser potencialmente cancerígeno. Os melhores do teste foram considerados o L'Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze. 
Foram avaliados os produtos Avon Sun, L ' Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze, Hélioblock da La Roche-Posay, Episol Loção Oil Free, Coppertone Loção, Sundown Complex, Natura Fotoequilíbrio, Nívea Sun e Banana Boat Bloqueador Solar Ultra. 

No teste, foram examinados fatores como a quantidade de informação no rótulo, a qualidade das substâncias em sua composição, a chance de causar irritabilidade, a hidratação, a proteção, a resistência à água e sua textura. Somente três marcas, L ' Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay, não contêm o benzophenone-3,ingrediente cancerígeno proibido em outros países
 

Os produtos, entre eles Nivea e Sundown, perdem até 50% do FPS (fator de proteção aos raios UVB, responsáveis pelo câncer de pele) quando expostos a uma hora de sol. No teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Banana Boat e Sundown também foram reprovadas. 

Alguns produtos, como o da Nívea, perderam 50% do seu FPS. Após uma hora de uso, eles caíam para FPS 15. O segundo pior foi o La Roche Posay, que manteve só 62% de sua proteção indicada no rótulo. O Coppertone declarou um fator de proteção (30), maior do que o medido (25). Todos as embalagens mencionavam resistência à água, mas após imersão de meia hora, a proteção do produto da Natura caiu para 30% do FPS inicial, por exemplo. O Sundown caiu para 55%. 
A presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA - que têm incidência constante durante o dia todo - é indicada nos rótulos dos 10 produtos. Mas só três embalagens mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L"Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio. 

Não há regulamentação no Brasil que obrigue a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar disso, os produtos devem oferecer no mínimo um terço do FPS em proteção UVA. 

3 comentários:

  1. Absolutamente maravilhoso!
    Você é o melhor!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que horror! Sabe que eu uso todos os dias um da Avon, que é antiidadee tem FPS 30 e foi recomendado por minha dermato. Agora estou com medo.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. é se a gente não usa é perigoso se usa também!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante e se quiser esclarecer alguma dúvida sobre tratamentos, fica vontade, estarei respondendo!