EXERCÍCIO FÍSICO E EMAGRECIMENTO
Nesse artigo vamos entender porque o exercício físico e emagrecimento precisam caminhar juntos!
Sabemos que o exercício físico é o maior aliado do emagrecimento e pode ser considerado um dos tratamentos mais eficazes contra excesso de peso corporal, pois estimula o aumento do sistema nervoso simpático, que permite o controle dos fluxos de substrato de energia.
Um individuo obeso, responde diferente e seu exercícios deverá ser diferente para quem não quer emagrecerO exercício aeróbio de baixa a moderada intensidade permitirá que o corpo mobilize mais gordura como fonte de energia, acelerando, deste modo, a perda de gordura corporal em indivíduos obesos.
Assim sendo, o importante não é a quantidade de energia que se gasta durante o exercício, pois a gordura será utilizada em algum ponto do dia, e parece não fazer nenhuma diferença se isso acontecer durante o exercício, ou quando o sujeito estiver dormindo.
Exercícios intensos e emagrecimento
Num estudo, foi comparado peso corporal, peso de gordura e a soma de 6 dobras cutâneas em dois grupos de homens adolescentes com idade entre 11 e 17 anos.
Um grupo realizou atividade física de alta intensidade, durante 15 minutos em vários períodos do dia e outro grupo realizou atividade física moderada durante vários períodos de 15 minutos ao dia, ambos durante 3 dias.
Esse estudo demonstrou também que apesar dos participantes de ambos os grupos não reduzirem o peso corporal, o grupo que realizou atividade física de alta intensidade obteve um decréscimo de 20% na área de gordura visceral.
Além deste, outros estudos estão de acordo no que se refere a atividade física de alta intensidade estar associada a uma diminuição na gordura abdominal, sendo altamente benéfica no sentido de prevenir o acréscimo de gordura na parte superior do corpo.
Consequentemente a gordura acumulada na parte superior do corpo está associada a maiores riscos para o desenvolvimento de diabetes, hipertensão, doenças na vesícula, entre outras.
Exercícios com pesos e Emagrecimento
Num estudo e pesquisas com idosos que a capacidade máxima de oxigênio de membros inferiores verificada antes e depois em um treinamento com pesos, obteve aumento significativo, enquanto que o consumo máximo de oxigênio da parte superior do corpo não sofreu mudanças.
Esses dados sugerem que, além do aumento na massa muscular, o treinamento com pesos pode aumentar a capacidade máxima aeróbia, trazendo um duplo benefício para quem deseja perder peso.
Os resultados apresentados nesse estudo de revisão evidenciam que o exercício físico possui influência positiva no controle da obesidade.
Acima de tudo, tanto o exercício aeróbio como os exercícios com pesos parecem proporcionar um aumento significativo na demanda energética pós-exercício, mantendo-a acima dos valores de repouso.
Os exercícios com pesos oferecem estratégias para o controle do peso corporal através do aumento do gasto calórico, aumento da massa muscular e da taxa metabólica de repouso.
Ou seja, qdo o exercício físico é associado a dieta de baixa caloria (800 kcal/ dia) é mais eficiente que uma destas estratégias isoladas, em virtude desse facilitar a manutenção da MCM ( mente, comida e movimento) juntamente com o emagrecimento.
Concluindo, quanto maior a quantidade de estudos que discutam esse assunto, mais eficientes serão os tratamentos de controle da obesidade, doença essa já considerada como um dos maiores problemas de saúde pública.
Portanto uma dieta bem acompanhada com exercíco físico é o melhor caminho para o emagrecimento.
Os produtos que o senhor Nei usou Você encontra nesse link.

Fonte:http://files.adrianobelem.webnode.com.br/200000173-9608296ffc/estrategias-para-o-emagrecimento.pdf
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e se quiser esclarecer alguma dúvida sobre tratamentos, fica vontade, estarei respondendo!