Maquiagem vencida


Pois é, sempre nos preocupamos com a qualidade dos produtos que usamos, se a marca é de confiança, se determinados produtos não causam algum tipo de alergia para nossa pele, entre outras coisas.


Mas na maioria das vezes esquecemos de algo fundamental:a validade dos produtos.
A primeira coisa que fazemos é jogar a embalagem fora e a validade no produto com o tempo desbota.
Esquecemos e usamos um pó mais de 2 anos, a data de validade, assim como nos produtos alimentícios, devem vir impressa no frasco, mas infelizmente, grande parte da indústria não disponibiliza este dado no frasco, e somente na caixa, que após o produto aberto a mesma é descartada.
A data de validade estampada no produto indica que já passou da hora de jogá-lo no lixo, sem dó nem piedade. Mas a gente  passa por cima disso. Ou por nem sequer notar que o prazo já se foi ou por puro descaso mesmo diz a si mesma, diante do espelho, que aquela sombra custou os olhos da cara, que a cor do batom vencido é linda e que ainda resta quase metade daquela base. 
Ai que dor, colocar lixo!
O que deve ser feito, é observar a aparência do mesmo, a cor, odor, viscosidade, ou qualquer outro tipo de alteração, tanto em sua pele quanto no produto.

Caso haja alguma coisa, o ideal é descartar o mesmo, por menor que seja.

O (mau) costume é arriscado. O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos, alerta a dermatologista Dóris Hexsel, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservantes, justifica o farmacêutico e especialista em tecnologia de cosméticos Emiro Khury, da Associação Brasileira de Cosmetologia.

De acordo com a "College of Optometrist", a máscara para os cílios, dura aproximadamente 3 à 6 meses, já a base, hidratante e demaquilante, de 6 à 8 meses, pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico, em torno de 1 ano, e lápis de olho, lápis de boca e delineador, aproximadamente 1 ano e seis meses.
Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos constatou que nove entre dez mulheres usam maquiagem fora da validade. E nesse ponto os especialistas daqui acham que as brasileiras não são nada diferentes das inglesas.
Os cosméticos são grandes focos de bactérias, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Hospital Israelita Albert Einstein. O perigo maior está nos produtos para área dos olhos, como lápis, máscara e sombra, que podem causar desde alergias e coceira a conjuntivites e contaminações mais sérias na mucosa ocular.
O médico explica que as mulheres precisam tomar cuidados com os olhos em todas as etapas da produção. Escolher produtos de boa qualidade faz a diferença, assim como usar as técnicas certas de aplicação e remoção do produto. Na hora de remover a maquiagem, o ideal é usar sempre o algodão, já que a toalha ou o lenço de papel podem arranhar a córnea. Também é bom usar sempre um removedor específico para área dos olhos, que são mais suaves e dissolvem o make-up com mais facilidade. 
A maquiagem vencida também pode causar estragos na pele. Bolhas, coceira e alergias são apenas alguns dos problemas assim como a conjutivite. Pincéis sujos podem armazenar vírus como o da herpes e os batons velhos podem causar verdadeiras feridas nos lábios.
Mas, constatar que uma maquiagem precisa ir direto para o lixo não é tão difícil assim. Os produtos mudam de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou. A viscosidade rançoso também é um sinal.


Confira a validade dos produtos

Sombra e blush: Os feitos de costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos, indica a pesquisa da Debenhams. Jogue a maquiagem fora se ela mudar de cor e de textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas, que indicam a presença de fungos.

Batom: Dura até dois anos, em média. O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.

Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos, mudança de cor ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.

Perfume: Você tem mania de colecionar perfumes? Pois saiba que estes produtos duram, em média, três anos. Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade. Para preservar as colônias, os eaus de toilettes e os parfums ao máximo guarde-os em ambiente seco e escuro.

Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente. O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes. Os pincéis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.
Prazo de validade dos produtos após aberto:
-Máscara para cílios: de 3 a 6 meses
-Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses
-Pó facial, pancake, sombra, blush, batom, gloss e tônico: 1 ano
-Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses.

Meninas vamos fazer um limpa nas maquiagens..vamos vistoriar!
na verdade fui pesquisar, o que já sabia mas acabo guardando maquiagem sem embalagem depois nunca sei validade, agora vou começar etiquetar ou catalogar na agenda, estou com uma lesãozinha, se é que posso chamar disso, como se fosse uma picada mosquito que inflama, no rosto e tem já uns meses já fui em 2 Dermato e usando acido p/ ver se melhora e estou achando que foi algum pó ou base vencida que usei.


beijos!

Comentários

  1. Aconteceu comigo, zuleide, um monte foi para o lixo...fiquei irritada, agora compro o básico e uso até acabar, tinha mania de comprar....bjks...Gil

    ResponderExcluir
  2. Oi Zu
    Adorei o post com a homenagem com as dicas!

    Ahh...passei para convidá-la para participar do sorteio de um adesivo decorativo super descolado lá no Casa Com Decoração.

    Desejo uma ótima semana!
    beijos
    Regiane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e se quiser esclarecer alguma dúvida sobre tratamentos, fica vontade, estarei respondendo!

Postagens mais visitadas deste blog

Antes e depois cicatriz de abdominoplastia

Antes e depois - tratamento com eletroacupuntura

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A CELULITE!